5 Dicas para Calcular o Preço de Venda de um Produto – Dica 1
LIÇÃO 1 – Custos
Caso 1: Você recebeu um lote de produtos para comercializar e precisa calcular o preço de venda.
Caso 2: Você tem clientes que lhe pedem um orçamento para comprar um pacote maior de mercadoria. Por ex., instalar esquadrias na casa de um cliente; ou um orçamento para instalar janelas num prédio em construção; ou você tem uma loja com mercadorias diversas e um cliente lhe faz um grande pedido e lhe avisa: será uma concorrência.
Em ambos os casos você deve calcular os custos envolvidos para, em cima destes, colocar seu preço de venda com uma margem de Lucro.
Os conceitos mais modernos de precificação são simples na prática como veremos a seguir.
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Conceitos básicos:
a) Os custos dividem-se em FIXOS e VARIÁVEIS (Variáveis em relação ao Faturamento).
b) Os custos FIXOS são aqueles que independem do Faturamento e não variam no curto prazo (mês, trimestre). Incluem a maioria dos custos:
- Os Administrativos: aluguel, luz, fone, material de escritório, viagens, pessoal administrativo;
- Operacionais que independem das variações no Faturamento no curto prazo: inclui aqui o pessoal operacional de produção, marketing e vendas (fixo dos vendedores, não as comissões).
Sempre que tiver dúvida se uma despesa é Custo Fixo, responda à questão: se meu Faturamento aumentar ou diminuir 5% este custo vai aumentar ou diminuir este mês? Se a resposta for “não”, o custo é Fixo. Isto, repetindo inclui a maioria das despesas, inclusive, repetindo, o pessoal operacional (produção, marketing e vendas).
c) Custos VARIÁVEIS são aqueles que variam necessariamente com o Faturamento:
- Custo da Mercadoria Vendida (CMV);
- Impostos sobre Vendas (ICMS, ISS, IR s/ Receitas – se for o caso);
- Comissões de vendedores;
- Fretes;
- Inadimplências (estime uma média com base no seu passado);
- Outros que variem com as Receitas.
Agora liste os Custos FIXOS e VARIÁVEIS do seu negócio.
Até a próxima dica!
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