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Caso prático de determinação do nível ideal do PREÇO de Venda

Posted on 28 de abril de 2011

Para melhor entender este post, releia uma dica fornecida em outro post feito aqui chamado Qual o nível ideal do PREÇO de Venda”. Lá foi mencionado o conceito de elasticidade-preço como a informação precisa que vai indicar se o PREÇO de seu PRODUTO ou o PREÇO MÉDIO GERAL de sua empresa deve subir o descer de modo a aumentar seu Faturamento.

A ferramenta, relembrando, é muito usada pelos economistas, mas não pelos marketeiros – razão pela qual nos manuais de Marketing esta é considerada a decisão mais difícil e delicada do chamado marketing mix (decisões acerca de produto, preço, promoção / divulgação / propaganda e canais de distribuição).

Uma abordagem “prática” é aquela sugerida com algum produto que lhe parecem “bom”, mas por alguma razão não vende tão bem quanto você esperava e você desconfia que seja o preço – então você faz a experiência de diminuir – se as vendas (quantidade) aumentarem acima do desconto, você acertou: é um bem “elástico”, na linguagem dos economistas e você acertou na tentativa.

Outra abordagem mais técnica e direta é utilizar a abordagem estatística dos economistas.

 

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