Skip to content

Dicas Estratégicas

Posted on 29 de abril de 2011

São dois os tipos de conhecimento numa empresa: o tácito (prático, know how) e o explícito (teórico, know about). O teórico aprende-se nas universidades, nos livros; o tácito na vivência prática do dia a dia empresarial. Mas como integrar um ao outro, como passar de um para o outro?

Este tema é dos mais interessantes: todo negócio pode ser visto tanto internamente, quanto naquilo que está vendendo, oferecendo aos seus clientes, na ótica do esquema a seguir:

Dicas Estratégicas

  • Socialização: interação entre indivíduos, sem necessidade de linguagem.
  • Combinação: conhecimento gerando conhecimento através de linguagem, códigos comuns.
  • Internalização: Instruções e princípios convertidos em rotinas.
  • Externalização: o intuitivo, prático, convertido em códigos => valoriza as competências adquiridas multiplicando suas aplicações => favorece a difusão, logo, a imitação => perda de valor do conhecimento.

As rotinas / processos-chaves de seu negócio são de que tipo? Isto é, seu negócio se baseia essencialmente em que tipo de conhecimento(s)?

E o que tipo de problema seu negócio resolve para seus clientes?

Entre em contato pelo site se quiser saber mais sobre o tema ou discutir seu caso concreto.

 

Tags: , , , , ,

Divulgue esta página

Comentários

Não há comentários.

Trackbacks

Não há trackbacks.

Vídeo que Indico

Michael Porter falando de Estratégia.

Recursos

Entre em contato!


Assine nosso Feed!


Consultoria para Empresas