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Táticas de marketing segundo o Estágio do Produto / Mercado

Posted on 8 de junho de 2011

Tudo que fazemos em Marketing se reduz a uma das quatro ferramentas clássicas, os 4 P’s:

  • Produto;
  • Preço;
  • Promoção (no sentido de divulgação, propaganda);
  • Distribuição (“Praça” p/ que sejam 4 P’s).

Por serem usualmente instrumentos táticos, não há uma “receita de bolo” prévia, mágica que resolva os problemas de uma empresa / projeto; é um processo de tentativa e erro. Mas há, sim, algumas diretrizes básicas em função do Estágio do Produto / Mercado:

Táticas de marketing segundo o Estágio do Produto / Mercado

No Estágio I, por exemplo, a ferramenta promoção deve estar orientada para que o consumidor conheça o produto, familiarize-se com ele => amostras grátis. Se for o caso de prestação de serviço, oferecer parte do produto / serviço gratuitamente para estabelecer uma ponte de conhecimento e confiança com o cliente.

No estágio III, num mercado maduro, a Propaganda é uma ferramenta fundamental e muito é / deve ser investido aqui. Todavia, apesar do planejamento das agências e anunciantes, não há um instrumento de controle efetivo dos investimentos em propaganda e das ações de marketing em geral, isto é, dos retornos efetivos em vendas porque os marketeiros não desconhecem o instrumento para tal. A ferramenta não consta nos cursos de Marketing, mas de Economia.

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