Aprenda como fazer seu diagnóstico de Controles para Gestão
Jack Welch foi CEO da GE e há alguns anos foi considerado o executivo modelo devido aos Resultados da GE desde a sua gestão. Falou-se muito deste e daquele método que ele teria utilizado, mas num de seus livros está uma grande “dica”, que confesso, quando li, me frustrou num primeiro momento. Refletindo melhor o “método Welch” é mais sutil do que possa parece num primeiro exame.
O que Welch propõe logo numa de suas primeiras páginas de um de seus livros é simples, e é uma velha fórmula estratégica: benchmark (copiar o que os demais concorrentes fazem de bom).
Numa ótica bem moderna a GE se transformou numa organização com foco e valorização do aprendizado (learning organization). Como evoluímos? Aprendendo.
O que isto tem a ver com “Controle de Gestão”. Simples: o primeiro passo para um negócio pequeno dar um salto adiante é imitar os que os grandes, os melhores, fazem e que já foi consagrado como bom (ou absolutamente necessário) procedimento de gestão.
Planejamento e Controle são temas consagrados há décadas nas grandes e algumas médias empresas. Pela minha experiência de executivo e consultor a falta de informação é um gargalo maior do que “a falta de dinheiro” na maioria das pequenas e algumas médias empresas.
Um exemplo clássico nas empresas que trabalhei e fiz/ faço consultoria: há dinheiro na empresa e o gestor não sabe. Onde? Por exemplo, investido em excessos de estoques (mercadorias) que não vendem ou têm baixa rotação e isto sempre é acompanhado pela falta dos itens que mais vendem. Resultado: perda de venda (e Lucro) e Caixa afogado com dinheiro investido em estoque que não sai.
Outro exemplo: má precificação dos produtos. Às vezes os preços estão altos demais, outras baixos demais. Nossas Lições de Determinação de Preço ensinam-lhe gratuitamente como determinar o Preço de seus Produtos.
Que controles mínimos deve ter uma pequena e média empresa?
A maioria das pequenas, médias e algumas grandes empresas não responde favoravelmente às questões abaixo que constituem um pacote básico de controles, sem o qual um planejamento não é possível.
Ou a Direção da empresa tem um sistema elementar de planejamento e controle ou as forças que atuam em torno dirigem-na.
Faça um check-up das informações que você deveria ter de seu negócio:
- Sua empresa tem controle diário de Caixa? Resumindo as principais contas de Receitas e Despesas fechando com o Saldo em Bancos?
- Sua empresa tem controle mensal das principais Entradas e Saidas de Caixa? Resumindo as principais contas de Receitas e Despesas fechando com o Saldo em Bancos?
- Sua empresa tem controle mensal do Resultado?
- Sua empresa sabe qual é o custo e o lucro de cada produto vendido?
- Sua empresa sabe quanto, quando e o que comprar a cada reposição de estoque?
Os controles acima constituem um pacote básico de informações para o gestor de uma pequena e até média empresa.
Uma empresa média e as grandes deveriam ter resposta positiva para as questões abaixo. E isto é apenas o que todos fazem.
- Sua empresa tem um orçamento anual do faturamento, despesas e Resultado?
- Sua empresa sabe quais são os ítens de Receitas e Despesas que mais impactam no Resultado?
- Sua empresa sabe qual é o Resultado mínimo e máximo esperado para o ano?
- Sua empresa sabe qual o preço ótimo a ser praticado?
- Os problemas de sua empresa se concentram nos concorrentes? Nos clientes? Nos fornecedores? Nos produtos?
Mais sobre Controles nos Links abaixo (alguns itens não estão na lista “daquilo que todos fazem”):
a) Pacote básico de Controles Organizacionais,
b) Pacote avançado de Controles Organizacionais,
c) Pacote de Controles Estratégicos,
d) Pacote de diagnóstico fabril,
f) Plano de Negócio e busca de investidores.
Entre em contato em caso de dúvida acerca do tema aqui tratado.
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