Artigos
Táticas de marketing segundo o Estágio do Produto / Mercado
Tudo que fazemos em Marketing se reduz a uma das quatro ferramentas clássicas, os 4 P’s: Produto; Preço; Promoção (no sentido de divulgação, propaganda); Distribuição (“Praça” p/ que sejam 4 P’s). Por serem usualmente instrumentos táticos, não há uma “receita de bolo” prévia, mágica que resolva os problemas de uma empresa / projeto; é um processo de tentativa e erro….
Na direção contrária àquela de Buffet
Buffet, como vimos em outro post, costuma fazer uma avaliação pelo Fluxo de Caixa Descontado (FCD) para avaliar um negócio: se esta avaliação for menor do que aquela do mercado (cotação em bolsa), ele compra a ação. Outros fazem o contrário e isto já foi objeto de filmes: compram uma empresa cujo valor como está (obtido pela mesma metodologia, do…
Finanças, uma atenção especial
A Direção de uma empresa deve ter especial cuidado com o capítulo Finanças: é um assunto da esfera funcional, mas também estratégico. Há duas características peculiares nesta área: É a mais centralizada das funções numa empresa, de interesse direto da Direção; É a mais exposta aos shareholders, mesmo nas micro e pequenas empresas (clientes, fornecedores, bancos, mercado de capitais –…
Objetivos Estratégicos Fabris
Então são 4 os Objetivos Estratégicos Fabris: Custo, Qualidade, Entrega e Flexibilidade. Agora propomos as 9 Decisões Estratégicas na área Fabril (quadro segue com um exemplo real de um projeto): Como sempre, a partir do levantamento das Forças e Fraquezas, concluir com um Plano de Ação para manter / melhorar as Forças e que medidas podem ser tomadas para contornar…
Diagnóstico Estratégico Fabril
A Estratégia Fabril deve ser coerente com a Estratégia Geral da empresa / projeto. Em muitas empresas este é o item mais delicado e complexo da implantação da Estratégia Geral no nível funcional (ver Arnoldo C. Hax & Nicolas S. Majluf, The Strategy Concept and Process). São 4 os Objetivos Estratégicos Fabris. Usualmente os objetivos se conciliam dois a dois….
Lições de Investimento de Buffett (3)
Numa grande empresa o acionista e os gestores de uma empresa são figuras distintas. Relembre a cena do filme Wall Street em que Gordon Gekko (Michael Douglas), o gestor, encara uma Assembléia Geral para dar contas de seus atos aos acionistas. Na sua empresa o gestor – você que toca o dia a dia do seu negócio – raramente ou…
Lições de Investimento de Buffett (2)
O modelo de Avaliação Básico de um negócio está na planilha Excel em anexo . Coloque no numerador da fração o chamado Fluxo de Caixa Livre (FCL) do Lucro (anual) do negócio. Para uma empresa pequena é quanto o dono tira para si (anualmente). Não é exatamente o Lucro, mas o Lucro distribuído (Dividendos numa empresa grande). Cuidado neste item…
Lições de Investimento de Buffett
Warren Buffett, apesar de seu low profile, atraiu a atenção do mundo dos negócios pela espetacular performance da política de investimento da Berkshire Hathaway ao longo de décadas (desde 1960) – uma empresa textil que se tornou uma empresa de investimentos! Muitos livros foram escritos acerca do “método Buffett”, boa parte deles propondo fórmulas mágicas ou valorizando traços do caráter,…
Diagnóstico das Fontes da Inovação
Erich von Hippel é um teórico renomado do tema Inovação. O paradigma usual é que os inovadores são os produtores: as fontes de Inovação variam. Ele distingue três fontes de Inovação: a) Os produtores; b) Os usuários; c) Os fornecedores. O que determina ser esta ou aquela a fonte de inovação de um negócio? Para Hippel a resposta é…
Descubra qual é a sua Vantagem Competitiva
Inovação é importante porque gera diferenciação, isto é vantagem competitiva que lhe permite cobrar mais e auferir maiores Lucros, ou como dizem os economistas, Lucros extraordinários, isto é, acima da remuneração justa pelo o risco do negócio (da média dos demais, simplificando o conceito). Mas o que caracteriza uma inovação sustentável, que lhe dá vantagem competitiva e permite de fato…