Consultoria para Empresas
Controle dos Investimentos em Propaganda e Ações de Marketing
O produto / serviço: o cálculo dos retornos efetivos em vendas dos investimentos em marketing, em especial os retornos em vendas dos investimentos em propaganda above the line. Como sua empresa avalia esses investimentos atualmente? Como se dá o controle quantitativo, em vendas, dos investimentos em propaganda e das demais ações de marketing? Como estimam o nível ideal de propaganda?…
Plano de Negócio
Análise do meio ambiente competitivo; Marketing tático; Projeções financeiras e avaliação do negócio / projeto (ver Cálculo do valor do negócio e/ou do projeto); Análise de risco. Busca de investidores: Seed money; Venture Capital.
Pacote de Controles Estratégicos (“externos”)
Análises do meio ambiente da indústria (determinantes da rentabilidade): modelos de Porter (5 Forças) e de Branderberger & Nalebuff (Value Net). Swot Analysis; Posicionamento estratégico: qual é o fator diferencial da empresa e sua sustentabilidade? Estratégias geral e secundária de Porter; Flexibilidade ou comprometimento na estratégia (Real Option Analysis)? ; Posicionamento estratégico segundo suas competências essenciais (modelos RBV – resource…
Pacote de análise e diagnóstico fabril
Identidade da organização, rotinas e cultura. Conflitos subjacentes às rotinas? Análise competitiva custo/qualidade/entrega/flexibilidade (determinar medidores de desempenho). SWOT fabril (instalações, capacidade, processos tecnológicos, adm. qualidade, etc.). Consistência e foco: matriz ciclo de vida produtos/processos. Análise do padrão da relação inovação e processos. Otimização da produção (modelos de sistemas lineares, lucratividade por fator escasso).
Pacote Básico de Controles Organizacionais (“internos”)
Controles diário e mensal do Fluxo de Caixa e planejamento de curto prazo; Orçamento econômico (Receitas, Despesas Variáveis e Fixas e Resultado); Orçamento financeiro e projeção de balanço integrados ao orçamento econômico; Preços, custos, margens e break-even por produto/divisão/empresa; Controle mensal do orçamento (análise da variação do Resultado); Análise das vendas (concentração e rentabilidade de produtos/divisões e clientes); Análise dos…
Pacote Avançado de Controles Organizacionais
Análise de risco do orçamento (qual a faixa provável de Resultado?); Análise de sensibilidade do orçamento (quais os itens que têm mais impacto potencial sobre o Resultado?); Avaliação da empresa com base no orçamento; Levantar os drivers de demanda da empresa via modelagem estatística (o que alavanca as vendas da empresa e quanto: preço, promoção, produtos, etc.?); Otimização da produção…
Controles Institucionais
Instituições são regidas por valores e são sustentadas pelo sentido de missão de seus integrantes. Todavia, mesmo que secundariamente, há dimensões organizacionais como fluxos financeiros, Resultado por projeto, etc. a serem controlados. Por outro lado, as avaliações de “Resultado” não devem ser apenas quantitativas, mas também qualitativas. Propomo-nos ainda a analisar a adequação da Estrutura vis a vis suas Estratégia e variáveis institucionais: história,…
Avaliação do negócio / projeto
Pela metodologia clássica do FCD – Fluxo de Caixa Descontado (DCF – Discounted Cash Flow) ou VPL – Valor Presente Líquido (NPV – Net presente Value), incluindo simulação para apurar os valores máximos e mínimos e as variáveis-chaves via análise de sensibilidade. Cálculo do M.V.A. (Market Value Added, Valor de Mercado Agregado). Pelas metodologia Opções Reais, captando os ganhos em…