Diagnóstico das Fontes da Inovação
Erich von Hippel é um teórico renomado do tema Inovação. O paradigma usual é que os inovadores são os produtores: as fontes de Inovação variam.
Ele distingue três fontes de Inovação:
a) Os produtores;
b) Os usuários;
c) Os fornecedores.
O que determina ser esta ou aquela a fonte de inovação de um negócio? Para Hippel a resposta é óbvia: a econômica, isto é, as inovações serão desenvolvidas por aqueles que esperam retorno atrativos sobre estas.
Assim, se os beneficiados são os usuários, a fonte (principal) das inovações naquele setor são os clientes; e assim com as demais fontes.
Agora faça uma análise de seu setor e verifique qual é a fonte principal de inovação:
- a própria empresa?
- seus clientes?
- ou seus fornecedores?
Como criar um canal em que essas inovações fluam de modo regular e produtivo para seu negócio?
Grandes empresas de consumo de massa criaram blogs onde seus clientes fazem sugestões diariamente. Se a fonte é interna, crie um klog (knoweldge blog, blog de divulgação do conhecimento explícito e sobretudo implícito – ver texto anterior sobre este tema). Se a fonte fr seus fornecedores faça um blog de comunicação com estes. Estou sugerindo o blog, mas os canais podem ser este e/ou outros: contatos regulares, focus gropus, etc.
Uma dica para empresas em geral: dentro das empresas, o depto. Comercial, em contato com os clientes são uma notória fonte de novidades de clientes e de concorrentes: crie um processo onde essas informações não se percam (blog interno, reuniões com depto. Comercial, etc.).
Trackbacks
Não há trackbacks.
Comentários
Não há comentários.