Dicas Estratégicas
São dois os tipos de conhecimento numa empresa: o tácito (prático, know how) e o explícito (teórico, know about). O teórico aprende-se nas universidades, nos livros; o tácito na vivência prática do dia a dia empresarial. Mas como integrar um ao outro, como passar de um para o outro?
Este tema é dos mais interessantes: todo negócio pode ser visto tanto internamente, quanto naquilo que está vendendo, oferecendo aos seus clientes, na ótica do esquema a seguir:
- Socialização: interação entre indivíduos, sem necessidade de linguagem.
- Combinação: conhecimento gerando conhecimento através de linguagem, códigos comuns.
- Internalização: Instruções e princípios convertidos em rotinas.
- Externalização: o intuitivo, prático, convertido em códigos => valoriza as competências adquiridas multiplicando suas aplicações => favorece a difusão, logo, a imitação => perda de valor do conhecimento.
As rotinas / processos-chaves de seu negócio são de que tipo? Isto é, seu negócio se baseia essencialmente em que tipo de conhecimento(s)?
E o que tipo de problema seu negócio resolve para seus clientes?
Entre em contato pelo site se quiser saber mais sobre o tema ou discutir seu caso concreto.
Trackbacks
Não há trackbacks.
Comentários
Não há comentários.