Diferenciação = Competitividade
No post anterior fizemos referência às elasticidades-cruzadas, isto é, um modo estatístico de medir o impacto nas vendas de uma empresa em função das ações de marketing (preço, propaganda, novos lançamentos, etc.) de seus competidores.
Este é um modo de medir diferenciação. Reflita: quanto menor for o impacto nas vendas de meu negócio às ações de marketing de meus concorrentes, maior é o grau de diferenciação de meu produto / linha de produto.
Segundo Porter, quanto maior a diferenciação, maior a competitividade da empresa. Um estudo de caso real[2] de um oligopólio competitivo (na classificação de Possas, 84 significa uma indústria onde os poucos competidores investem fortemente em marketing e suas parcelas de mercado são próximas e as lideranças são instáveis e se alternam) testou a hipótese de Porter:
O coeficiente de elasticidade-preço-cruzada (em amarelo) propõe medir o grau de diferenciação: quanto menor, mais diferenciado o produto / linha de produto da empresa (porque menor é o impacto dos preços dos concorrentes nas vendas da empresa).
O resultado confirmou a tese de Porter acerca de Estratégia: maior a diferenciação, maior a parcela de mercado (em vermelho).
Para elucidar o tema melhor, segue um ótimo vídeo de Porter falando sobre Estratégia:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=s4ep36F4WTQ[/youtube]
[2] M. Beltrão, projeto de dissertação de Mestrado em Economia Empresarial, UCAM, Indústria Fonográfica 1997 a 2003.
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