Inteligência de Mercado = Competitividade
No post anterior mostramos os coeficientes de elasticidade-preço-cruzadas de 6 empresas de um oligopólio competitivo (um oligopólio onde as parcelas de mercado são próximas, não há liderança estável e os investimentos em marketing são significativos – Possas, 84). O resultado confirmou a tese de Porter: quanto maior a diferenciação (medida pelo coeficiente: quanto menor, menos dependente dos preços dos competidores, maior o grau de diferenciação), maior a parcela de mercado (medida de competitividade clássica).
Neste exploramos – e medimos – outra tese ligada à Inteligência de Mercado: Marketing moderno é estratégico no sentido de Porter: há que permanentemente estar ao par dos movimentos táticos (os 4P’s) de seus competidores.
Um modo de mensurar essa interdependência para com seus competidores é através da relação elasticidade-quantidade-cruzada: quanto variam as vendas das empresas em função dos preços de seus competidores[1].
O resultado no oligopólio estudado confirmou a tese: quanto maior o coeficiente de interdependência – isto é, quanto maior a atenção para com os movimentos táticos de seus competidores – maior a parcela de mercado.
[1] Medida pouco usual, proposta por A. Koutsoyiannis. Testada por M. Beltrão no projeto de dissertação de Mestrado em Economia Empresarial, UCAM, Indústria Fonográfica 1997 a 2003, apresentou resultado muito interessante e tão consistentes quanto o enfoque das elasticidades-preço-cruzadas.
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