Lições de Investimento de Buffett
Warren Buffett, apesar de seu low profile, atraiu a atenção do mundo dos negócios pela espetacular performance da política de investimento da Berkshire Hathaway ao longo de décadas (desde 1960) – uma empresa textil que se tornou uma empresa de investimentos!
Muitos livros foram escritos acerca do “método Buffett”, boa parte deles propondo fórmulas mágicas ou valorizando traços do caráter, etc. Um autor que se destaca é Vahan Janjigian, um analista de ações da Forbes, apontando os acertos, mas também os erros de Buffett, bem como caminhos alternativos de sucesso em Nem Warren Buffett é perfeito. O prefácio é de Steve Forbes, CEO da Forbes. É um livro técnico e ao mesmo tempo de fácil leitura para qualquer leigo sem uma fórmula matemática.
E o que proponho nos textos de hoje e próximos é que lições podem tirar pequenas e médias empresas com as dicas de Buffett para negócios bilionários.
Nos próximos textos vamos comentar / resumir a estratégia de Buffett e métodos alternativos de sucesso em investimentos (comprovados praticamente). Neste, para iniciar, vamos direto a um tema de óbvio interesse: o método de Buffett para avaliar as empresas em que iria investir.
O meio óbvio para ganhar em ações é comprar aquelas que estão abaixo de seu valor. A questão é como valorar uma ação / empresa. O método de Buffett é o tradicional, mas nem por isto simples:
“Como saber se uma ação está subavaliada ou supervalorizada? A única forma correta é realizar uma análise do Fluxo de Caixa Descontado (DCF – Discounted Cash Flow). Buffett encontra ações subavaliadas usando o método do DCF.
Felizmente fazer o DCF não é fácil. Felizmente porque se fosse fácil todo mundo iria fazer e se todo mundo fizesse, não haveria vantagem alguma em fazê-lo. Quem está disposto a se dedicar e aprender a fazer o DCF direito tem uma grande vantagem em relação a quem não quer ter o trabalho de aprender a técnica. O aperfeiçoamento desta técnica requer muito estudo e trabalho.”(p. 34)
Na próxima lição tratamos dos cuidados no preenchimento dos valores no modelo matemático do DCF, que é simples.
Veja Também:
Lições de Investimento de Buffett (1)
Lições de Investimento de Buffett (2)
Lições de Investimento de Buffett (3)
Trackbacks
Não há trackbacks.
Comentários
Não há comentários.