Lições de Investimento de Buffett (3)
Numa grande empresa o acionista e os gestores de uma empresa são figuras distintas. Relembre a cena do filme Wall Street em que Gordon Gekko (Michael Douglas), o gestor, encara uma Assembléia Geral para dar contas de seus atos aos acionistas.
Na sua empresa o gestor – você que toca o dia a dia do seu negócio – raramente ou nunca se reúne com os(s) acionista(s)/quotista(s) – você que investiu e continua investindo no seu negócio.
Faça essa reunião e o primeiro item da pauta será o M.V.A. (Market Value Added – Valor de Mercado Agregado), isto é, quanto você investiu e quanto vale hoje, a preço de mercado seu negócio se estivesse sendo negociado em Bolsa. Os passos são simples:
a) Calcule seu Patrimônio Liquido – é quanto você investiu na empresa até hoje. Um modo de fazer, se não tem sua contabilidade em dia: some todos seus Ativos: Disponível (Caixa e Bancos) + Estoques (a preço de custo) + Contas a Receber + Investimentos em Permanente (máquinas, imóveis, instalações, etc.);
b) Faça a Avaliação do seu negócio conforme ensinado na Lição anterior;
c) Diminua (a) de (b): a diferença é o M.V.A., quanto o gestor – você – agregou de valor (valorizou) ao investimento do acionista – você. Provavelmente o gestor estará orgulhoso e o acionista satisfeito. E esta foi uma Avaliação por baixo. Se alguém quiser comprar seu negócio, faça uma Avaliação que lhe seja mais favorável e sustentável tecnicamente.
Mas isto tem a ver com o passado. O acionista esperto está interessado no futuro. E isto passa pela modelagem estratégica, isto é, aplicar os filtros primeiro (mapear o meio ambiente competitivo), segundo (levantar suas vantagens competitivas e estabelecer seu posicionamento estratégico) e terceiro (levantar suas competências essenciais), como faz Buffett em cada investimento da Berkshire Hathaway.
E você acionista deve fazer como Buffett: montar seu Plano de Negócio (os três filtros consistem nos elementos básicos de um Plano de Negócio) e cobrar a execução dos planos de ação de curto, médio e longo prazos do seu gestor (que usualmente só trata do presente e adia sempre as questões do futuro).
E faça reuniões periódicas com seu gestor para verificar se os planos de ação estão sendo cumpridos e/ou necessitam de revisão tática.
Veja Também:
Lições de Investimento de Buffett (1)
Lições de Investimento de Buffett (2)
Lições de Investimento de Buffett (3)
Trackbacks
Não há trackbacks.
Comentários
Não há comentários.