Skip to content

Na direção contrária àquela de Buffet

Posted on 31 de maio de 2011

Buffet, como vimos em outro post, costuma fazer uma avaliação pelo Fluxo de Caixa Descontado (FCD) para avaliar um negócio: se esta avaliação for menor do que aquela do mercado (cotação em bolsa), ele compra a ação.

Outros fazem o contrário e isto já foi objeto de filmes: compram uma empresa cujo valor como está (obtido pela mesma metodologia, do FCD) é menor do que o valor de mercado. Qual o sentido disto? Simples: o mercado, os analistas sabem que há empresas com potencial, mas mal administradas. Assim, o valor de mercado é maior do que como está (com essa administração). Logo há uma oportunidade de ganho se a empresa for comprada e mudada a administração.

Que lição uma empresa pequena ou média que não está no mercado pode tirar da abordagem desse tipo de investidores?

Em primeiro lugar, avalie seu negócio: pelo FCD e se possível também pela técnica dos Múltiplos, que compara a empresa com similares negociadas em bolsas.

Analise seu negócio como um frio investidor ou consultor externo:

a)      Há espaço para melhorias? No faturamento? Oferecendo mais opções de produtos? Mais propaganda? Política de preços pode melhorar de modo a aumentar o Lucro? Os investimentos em propaganda são um fator-chave tanto tático quanto estratégico e usualmente não há controle dos retornos desses investimentos.

b)      São freqüentes os problemas de gargalo em Vendas devido a uma Gestão de Estoques fraca. Sintoma típico: faltam produtos que vendem e há estoques daqueles que não vendem. Perde-se Lucro e afoga-se o Caixa ao mesmo tempo.

c)      Se eu comprasse aquela máquina … a produção e o faturamento cresceriam… é interessante economicamente?

d)     Detecte gargalos: onde estão os gargalos para crescer? Faltam recursos para investir em Ativos Permanentes e/ou de Giro? Retorno (sempre) para esses investimentos?

 

Saia do dia a dia do seu negócio e faça as perguntas que os analistas já teriam feito acerca de seu negócio e conhecem as respostas.

O bom é que, nesta situação, você é o investidor e o dono do negócio sub-aproveitado e só você ganha – se fizer mudanças.

 

Tags: , , , , ,

Divulgue esta página

Comentários

Não há comentários.

Trackbacks

Não há trackbacks.

Vídeo que Indico

Michael Porter falando de Estratégia.

Recursos

Entre em contato!


Assine nosso Feed!


Consultoria para Empresas