Um caso de Planejamento (ou falta dele!) – 1 de 3
Examine o gráfico abaixo (está no site do Stephen Kanitz):
A linha azul do gráfico é o consumo das famílias; a linha vermelha é a produção industrial que caiu porque nossos empresários achavam que deveria cair. Tente imaginar quanto perdeu-se em vendas por falta de planejamento, por falta dos mais elementares modelos de previsão de vendas de cad um dos negócios.
Por maior que fosse a crise internacional originada nos EUA – cujo impacto foi bem menor no Brasil – jamais a eventual queda no consumo das famílias cairia tão abruptamente quanto a reação de “cautela” dos empresários. Isto denota uma grande ignorância de como se comportam as chamadas séries temporais.
Imagine que você esteja correndo a uma velocidade, digamos de maratona (acelerado, mas não na capacidade máxima) e de repente o cansaço chega: você para subitamente? Claro que não: o ritmo diminui na medida de sua fadiga. Vamos exagerar na razão da queda de velocidade: você sentiu uma dor muscular: você conseguiria diminuir a velocidade do modo como os empresários pararam sua produção? Claro que não: ainda que sinta dores, você vai percorrer “no embalo” ainda alguns bons metros (meses no caso das séries acima).
Sem nenhuma ferramenta, mas um pouco mais informados, os empresários teriam sido mais prudentes e cautelosos no diminuir sua produção. O irônico é que eles se acharam prudentes literalmente fabricando prejuízo.
Com uma ferramenta e com o conhecimento dos economistas eles teriam se antecipado de alguns meses e teriam descoberto que a tendência se manteria. E os Lucros por aproveitar esta informação seriam maiores – sobretudo se seu concorrente se comportasse como a maioria.
Como executivo vivi casos semelhantes: sistemas de planejamento e controle eficientes (que não significa complicado nem caro) melhoram sua performance, diminuem o stress em relação ao futuro e lhe dão vantagem sobre seus concorrentes.
Na próxima Lição vamos lhe ensinar a utilizar o Excel para determinar a tendência de suas vendas.
Mantenha-se sempre alguns meses à frente de suas vendas e dos seus concorrentes.
Para ver as outras lições, clique nos links:
Um caso de Planejamento (ou falta dele!) – 1 de 3
Um caso de Planejamento (ou falta dele!) – 2 de 3
Um caso de Planejamento (ou falta dele!) – 3 de 3
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