5 Dicas para Calcular o Preço de Venda de um Produto – Dica 2
LIÇÃO 2 – Calculando a Margem do seu Produto
Se você listou os Custos FIXOS e VARIÁVEIS do seu negócio, ficou fácil de resolver o problema da precificação de seus produtos.
Vamos tratar nesta Lição dos Custos VARIÁVEIS: são estes – e apenas estes – que nos interessam num primeiro momento para a precificação.
Não estranhe: alguns manuais de Contabilidade de Custos falam em “diluir os Custos fixos”, em “taxa dos Custos Fixos a ser cobrada”, e coisas do tipo. Estão ERRADOS e veremos por que.
Tomemos o Caso 1 da Lição 1: você recebeu mercadoria de seu fornecedor e precisa colocar um preço de venda.
É simples: basta colocar os Custos VARIÁVEIS que incidem sobre o produto e comparar com o preço de venda.
Qual o preço de venda? Afinal é este que é preciso calcular. Comece com aquele que você está acostumado.
Na maioria das vezes as empresas têm um mark-up (um fator a ser aplicado sobre o CMV para chegar ao preço de venda) cuja origem é frequentemente misteriosa, mas “tem dado certo” e continuam a usá-lo. Por ex., um mark up de 100% (multiplica-se o CMV por 2,0) ou 200% (3,0). O mark up do exemplo é 2,6. Veja o exemplo do quadro abaixo.
Outros tomam por base o último preço praticado acrescentando o aumento percentual no CMV, caso o fornecedor tenha aumentado o preço da mercadoria.
Não importa muito qual o “método” usado, apenas coloque um preço de venda qualquer para termos os Custos VARIÁVEIS e podermos trabalhar com eles para chegar ao preço de venda final.
Veja o quadro a seguir:
Note um detalhe nos Custos VARIÁVEIS: alguns (a maioria) variam em relação ao PREÇO (ver células em azul no exemplo abaixo) e outros variam em relação à QUANTIDADE (células em amarelo). Aqueles são expressos em porcentagem, estes em R$.
Isto vai ser importante na precificação: repare que se você der desconto, os Custos VARIÁVEIS sobre o PREÇO caem, mas não aqueles sobre a QUANTIDADE.
Note que a Margem I cai em R$ (claro), mas também em percentual (de 37,1% no quadro acima para 27,1% abaixo):
Monte um (vários) quadro(s) com seu(s) produtos numa planilha Excel (pode usar a nossa). Simule o(s) preço(s) de venda para cima e para baixo e veja o impacto na(s) Margem(ns).
Até a próxima!
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